PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA
ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
RELATÓRIO DESCRITIVO 2011
Nome do aluno:
Data de Nascimento: 23/09/04
Série: 1º ANO
Área de deficiência: SÍNDROME DE DOWN
Ø Aspecto sócio-emocional
Em relação à
socialização com seus pares a educanda consegue manter uma boa relação;
demonstra gostar da escola, dos seus colegas e professora, xxxxxx é uma
criança tímida e retraída, porém, seus colegas e demais funcionários da escola
têm uma boa relação com a mesma. Em se tratando do comportamento, prefere na
maioria das vezes ficar sozinha, apenas observando. Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e
carinhosa, No
intervalo fica calada, apenas observando seus pares. Quando está no
acompanhamento, é comunicativa e gosta de cantar. Gosta de estar na companhia
deles, porém, não brinca com os mesmos, preferindo só observá-los.
Nos momentos de realização
das atividades individuais e em grupo a criança só realiza as atividades e
participa mediante a intervenção da professora. Manifesta bons hábitos de
higiene e utiliza expressões de cortesia quando é estimulada.
Apresenta lentidão para realizar as
tarefas, dispersasse com facilidade necessitando da ajuda da professora para
concluí-las; principalmente as atividades que envolvem a escrita e pintura. Em algumas situações não concluiu
o dever no tempo determinado, sendo necessária a intervenção para realizar as
mesmas. Em alguns momentos faltou ter mais atenção com os materiais da sala de
recurso multifuncional e se concentrar durante as explicações das
atividades.
Ø Aspectos psicomotores
A educanda
apresenta dificuldade na motricidade fina e ampla; porém, foi possível
verificar que em relação à coordenação motora global, a mesma faz movimentos de
arremessar e captar objetos; ainda não consegue pular corda, não tem noção de lateralidade (direita e esquerda, encima e
embaixo, frente, traz, dentro, fora, em pé, sentado, agachado); orientação
espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo, ensolarado, nublado,
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc. Na motricidade fina,
faz uso da mão direita, segue com dificuldade os traçados e recorta também com
dificuldade, devido à mesma ainda não ter desenvolvido força e apreensão;
consegue realizar a atividade de encaixe e pareamento com auxilio faz movimento
de rosca e de pinça com autonomia. Ainda não apresenta equilíbrio corporal
acompanhando com insegurança e os movimentos sugeridos nos jogos.
Participa ativamente das brincadeiras propostas.
Ø Aspecto cognitivo
(aprendizagem)
Apresenta atraso
na linguagem; está no nível pré - silábico conforme Emilia Ferreiro. Identifica as letras (a, e, o, u, f, m e b), e
os números (1 e 4). Em relação à atividade no computador (softwares) a aluna
realiza com entusiasmo e no tempo estipulado; necessitando de ajuda para
movimentar o mouse ao local solicitado.
Na expressão oral, a criança só
expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, ainda não consegue
organizar essas informações de maneira correta para expor com coerência quando
lhe é solicitado.
A educanda
apresenta um quadro acentuado de desatenção e atraso no desenvolvimento
cognitivo; nos jogos que envolvem raciocínio lógico a mesma apresenta
dificuldade, necessitando de auxilio para realizá-los; como quebra-cabeça, jogo
da memória, encaixe. Não relaciona os números a sua sequência numérica, não estabelece a relação entre número e
quantidade; identifica algumas cores primárias e as nomeia. Ainda não consegue nomear as formas
geométricas, identificar os sons dos objetos do cotidiano.
Ø Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as dificuldades acima
descritas e orientamos que buscasse atendimento com outros especialistas; uma
equipe multidisciplinar, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicopedagogo,
para que a aluna possa desenvolver melhor suas competências e habilidade,
melhorando assim o processo ensino aprendizagem. Foi sugerido à família
que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do
desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa
habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites.
Em relação à dicção a criança
ainda não iniciou o tratamento no ano de 2011, por falta de recursos
financeiros e pelo município não dispor de fonoaudiólogo no centro de
reabilitação, sendo assim, ouve uma quebra no tratamento. Segundo o relato da
mãe a criança não se encontrava em um nível avançado, pois necessita de varias
sessões fonoterápicas.
Ø Aspectos relacionados ao
acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a serem seguidas no
próximo ano.
As dificuldades
apresentadas por xxxxxx são notórias. Acredita-se que ao continuar freqüentando
a sala de recurso multifuncional, o acompanhamento com a equipe multidisciplinar
e as aulas de balé, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas
dificuldades específicas da mesma, contribuindo assim para os avanços na
conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades
diferenciadas e específicas nas seguintes áreas:
Linguagem Oral:
- Método Fônico: Sons das letras e
palavras;
- Aliterações;
-Utilizar cantigas e músicas infantis;
-Proporcionar a interação e comunicação,
através de fantoches;
Percepção
- Proporcionar a brincadeira de esconde-esconde, com o intuito de procurar localizar de onde vem determinado som.
- Proporcionar o manuseio de instrumentos musicais, discriminando-os através de seus sons,
- Identificar ruídos de animais conhecidos, fazendo o pareamento entre a imagem, o som e a palavra (verificar material);
- Diferenciar animais domésticos e silvestres
- Diferenciar sabores e para que servem no cotidiano. (sal, café, açúcar, leite, etc..)
- Diferenciar comestível de não comestível
- Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
- Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
- Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
- Montar quebra cabeça-simples,
- Exploração do ambiente escolar através dos sentidos, utilizando a linguagem oral e gestual como sensores.
Psicomotricidade
Exercícios
de Coordenação Dinâmica Global
- Trabalhar a expressão corporal;
- Produção de movimentos, danças;
- Atividades rítmicas;
- Proporcionar brincadeiras de pula- corda, corrida de saco e cabo de guerra;
- Exercitar tensão e relaxamento no corpo (amolecer, murchar, endurecer, etc.)
Exercícios
de Orientação Temporal
- Ouvir histórias, ou músicas que contenham histórias, e depois contar a seqüência dos fatos.
- Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim.
- Observar animais (Caracol, largatixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais velozes e os mais lentos.
- Mover carrinhos rapidamente e lentamente, seguindo instruções do professor;
- Saber localizar os dias da semana, através do calendário e quadro de rotina.
Exercícios
de Coordenação óculo- motora
Recortar
com tesoura
- Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.
- Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.
- Recortar tiras de papel largas e compridas.
- Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
Colar
- Colar recortes em folha de papel, livremente.
- Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.
- Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.
- Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.
·
Colar
recortes sobre apenas uma linha diagonal.
Modelar
Modelar
·
Modelar
com massa e argila: formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como
tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura),
quadrangulares (como tijolo), etc.
Perfurar
Perfurar
- Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.
- Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.
·
Perfurar
o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas
perfurando.
Bordar
Bordar
- Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.
- De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme.
- Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis.
- Alinhavar em cartões de cartolina.
- Pregar botões.
Pintar
- Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
Exercícios
Grafomotores
- Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com pincel, na cartolina. Seguir a orientação da esquerda para a direita.
- Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados.
- Passar giz
sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.
Atividades da Vida Diária
- Saber distinguir diferentes tipos de alimentos através de figuras: gelados (sorvete), naturais (frutas), cozidas (legumes), fritos (ovo) etc...
- Noção de família (membros, história familiar, significado de uniões (casamento), formas de lazer com a família)
- Trabalhar localização na escola através de placas, contendo as palavras.
- Aprender à usar botões, fechos, velcro, ganchos, colchetes e amarrar cadarços.
- Ter noção do uso do dinheiro.
- Noções de higiene (desenvolver pequenas atividades, tais como: lavar as mãos antes do lanche, após o uso do banheiro, escovar os dentes após o lanche, pentear os cabelos, etc..
Cognitivo – Verbal
·
Contar
o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos
elementos.
·
Contar a história de seus próprios desenhos.
·
Brincar
de "o que é o que é"? A professora diz: "É redonda, serve para
jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
·
Imitar
algo, somente com gestos, para a criança adivinhar o que é, e se for preciso,
usar sons.
·
Fazer
pareamento de singular e plural com imagens.
·
Fazer
pareamento de aumentativo e diminutivo com imagens
Matemática
·
Observar
uma coleção de objetos pequenos misturados: pedrinhas, botões, grãos de milho,
peteca, clipes, etc. Separar esses objetos pela classe a que pertencem:
conjunto de pedras, de botões, de clipes.
·
Seriar
objetos de acordo com o tamanho (do menor para o maior), com a cor (da mais
clara à mais escura), com a espessura ( do mais fino para o mais grosso),
conservando a mesma categoria.
·
Distribuir
o mesmo número de objetos, observando que a quantidade não se altera quando
modificamos sua posição.
·
Cortar
frutas ao meio para dividi-las com um colega ou com a professora (dois pedaços:
um para cada um).
·
Jogos
(contribuem para desenvolvimento de noções matemáticas): pega- varetas,
memória, dominó, etc..
·
Exercícios
com blocos lógicos de vários tamanhos, espessura, cor, forma.
Estas atividades
contribuirão no processo de desenvolvimento das habilidades da aluna, contexto
este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA
ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
RELATÓRIO DESCRITIVO 2011
Nome do aluno:
Data
de Nascimento:
18/09/01
Série: 1º ANO
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA MULTIPLA
Ø Aspecto sócio-emocional
O aluno xxxxx,
com dez anos de idade, é cadeirante, tem deficiência Múltipla: Deficiência
Física (paralisia cerebral do tipo tetraplegia espástica associado a atraso
cognitivo e epilepsia sintomática parcialmente controlada) é deficiência
visual. Possui como fatores de risco para lesão cerebral intercorrências
gestacionais, prematuridade, anoxia neonatal com necessidade de oxigenioterapia
e intercorrências neonatais. A interação de xxxxx com seus pares aconteceram
da seguinte maneira: nas aulas de educação física, recreio e nos projetos
desenvolvidos pela escola (acompanhado em todos os momentos na escola pela
professora do atendimento educacional especializado). Podemos perceber que
nestes momentos o aluno se sentia parte da escola, pois sempre expressava
satisfação e seus pares o aceitaram sem preconceito.
Ø Aspectos psicomotores
O aluno
necessita constantemente de minha presença, não consegue se locomover sozinho
faz uso da cadeira de roda, não fala, porém, entende tudo o que falamos e
comunicasse através de sorrisos (quando está gostando de algo fica feliz,
quando irritasse fica inquieto grita e chora), consegue manifestar seus desejos
através desses gestos. Não consegue realizar
as atividades da vida diária e nem a funcional, precisa da ajuda de terceiros
para realizar as atividades de rotina de casa e da escola; como no recreio, não
controla os esfíncteres, utiliza fralda descartável.
Ø Aspecto cognitivo
(aprendizagem)
O mesmo beneficiasse por atividades de caráter
lúdico e de socialização com seus pares, contudo é respeitada sua fase de
desenvolvimento e suas características, sem enfatizar a aprendizagem de
conteúdos. O atendimento na sala de recursos com xxxxx tem como objetivo
favorecer a socialização e estimulação da exploração do brinquedo e da
brincadeira, enfatizando o treino de atividades da vida diária e da
funcionalidade. As
atividades realizadas com o educando eram estimuladas através da audição e
tato, cada vez que utilizávamos os objetos descrevíamos os mesmos e em seguida
pegávamos nas mãos dele, mesmo atrofiadas ele os tocava, respondia as
atividades através da face, quando gostava ficava contente, quando não entendia
ou não se interessava pela mesma, gritava ou ficava serio. Apesar das
limitações do aluno, não impediu o mesmo de realizar as atividades propostas e
de interagir com seus pares.
Ø Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as
dificuldades acima descritas e orientamos que a mãe continuasse no
acompanhamento com a equipe multidisciplinar na Rede SARAH de Reabilitação, apesar
da dificuldade que a mesma encontra para levá-lo até Macapá, pois não dispõe de
transporte próprio para locomoção do aluno, dependendo de itinerário, como não
pode levar a cadeira de rodas, é necessário colocá-lo no colo. Esse
acompanhamento é necessário para o desenvolvimento de suas competências e
habilidade, melhorando assim o processo de socialização e interação do mesmo na
escola. Proporcionamos
a interação de xxxxx com seus pares através das aulas de educação física,
recreio e nos projetos desenvolvidos pela escola (acompanhado em todos os
momentos na escola pela professora do atendimento educacional especializado).
Podemos perceber que nestes momentos o aluno se sentia parte da escola, pois
sempre expressava satisfação e seus pares o aceitaram sem preconceitos. O
educando não participou das aulas de educação física devido à rotatividade de
professor e o receio dos mesmos em trabalhar com xxxxx, devido eles não saberem
como envolvê-lo nas atividades devido
suas limitações, não foi má vontade dos professores e sim a formação de como
trabalhar atividades psicomotoras com a criança.
Ø Aspectos relacionados ao
acompanhamento familiar
A criança tem apresentado
um ótimo acompanhamento.
A família e escola
devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a serem seguidas no
próximo ano
As dificuldades
apresentadas por xxxxx são notórias. Acredita-se que ao continuar freqüentando
a sala de recursos multifuncional, participando dos projetos da escola e dos
atendimentos na Rede Sarah, exista a oportunidade de um atendimento mais focado
nas dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços
na conquista de sua autonomia e interação com seus pares. O trabalho com
atividades de caráter lúdico e de socialização e específicas contribuirão no
processo de desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este difícil de
ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.
É necessário
também, a elaboração de um projeto para ser desenvolvido com as crianças na
sala regular de maneira dinâmica para ser explorado a questão da inclusão das
diferenças (as deficiências, suas dificuldades e habilidades); para que as
crianças tomem consciência de que essas crianças também podem freqüentar a
escola e aprender igualmente a elas; só precisam de tempo para seu
desenvolvimento, pode demorar ou não, dependendo do grau da deficiência.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA
ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
RELATÓRIO DESCRITIVO 2011
Nome do aluno:
Data de Nascimento: 13/09/2002
Série: 3º ANO
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Ø Aspecto sócio-emocional
Demonstra ser uma criança retraída, durante o
ano letivo apresentou insegurança a sua nova turma (resistência em obedecer as
regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos ambientes de
aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.
Nos momentos de realização
das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e
participava mediante a intervenção da professora. Apresentou um bom
relacionamento com os colegas e professores, porém, quando não está tomando seu
remédio, tornasse agressivo com seus pares.
A criança manifesta
bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia.
Ø Aspectos psicomotores
Apresenta
equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os movimentos
sugeridos nos jogos. Não gosta participa ativamente das brincadeiras
propostas, só quando sente vontade. Possui controle
na marcha, postura, pula corda, dança, realizou a atividade de recorte e
colagem com dificuldade por não ter desenvolvido força de apreensão, tem
equilíbrio, coordenação olho-mão, joga e arremessa bola, lateralidade (direita
e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora, em pé, sentado,
agachado) orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo,
ensolarado, nublado, ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc.
Esquema
corporal: observar condições de equilíbrio motor aplica conceitos espaciais e
de lateralidade em seu próprio corpo, é capaz de reproduzir estruturas
rítmicas. Coordenação - grafo - manual: observou-se que o educando ainda não
domina totalmente a qualidade dos traçados com instrumentos grossos e finos,
fez representação gráfica esquemática e reconhecível.
Ø Aspecto cognitivo
(aprendizagem)
Devido O
educando faltar frequentemente na escola e posteriormente nos atendimentos,
tivemos que retomar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, pois o
mesmo regrediu na aprendizagem, encontrasse no nível pré-silábico. Tem
dificuldade em copiar as letras e palavras; porém, no que diz respeito à
oralidade e narrar acontecimentos do cotidiano, o mesmo descreve com perfeição,
faz questionamentos a professora do AEE e quando sentisse a vontade na sala de
aula regular, também faz perguntas. O aluno quando não toma seu remédio, fica
agressivo com seus pares, preferindo ficar sozinho. Seus colegas ficam tristes
e com receio de chegar perto dele; xxxx gosta de sua turma e de ficar na
companhia de seus colegas e de sua professora. Porém, todo o trabalho que foi
feito em conjunto com a professora do AEE e da sala regular em relação à
socialização e alfabetização do educando sofreram uma regressão; pois o mesmo
falta muito e acaba retrocedendo todo seu desenvolvimento. Sendo assim,
necessitou da ajuda da professora para realizar a atividade proposta, pois o
mesmo desconheceu grande parte do alfabeto, manuseou corretamente o mouse e com
orientação levou a letra a figura.
Ainda
não consegue compreender as relações de igualdade e
diferença, não reconhece os absurdos e capacidades de conclusões lógicas; não
compreende os enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de
situações problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
enunciados, causalidade, sequência lógica, etc. Faz movimento de pinça e
pareamento das cores primarias e secundarias seguindo comando do avaliador;
porém, não reconhece as mesmas; identifica as formas geométricas, não
identifica os números em sua sequência de 1 a 10, quando estão desordenados,
desconhece os mesmos. Relaciona quantidades ao numeral, não identifica os dias
da semana, não tem noção de tempo e espaço. Consegue realizar atividade de
encaixe com perfeição.
Ø Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as
dificuldades que a criança tinha em obedecer às normas estabelecidas para o
desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção.
Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança
através do desenvolvimento de atividades que a propicie em momentos de
exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites
e sugeriu que levassem a um especialista para investigar as causas
do problema de dicção.
Na sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de
conversas sobre a importância do cumprimento das regras e limites para poder
ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança tem apresentado
melhoras em obedecer às regras estabelecidas na escola. Em relação à dicção a
criança ainda não iniciou o tratamento que está marcado para o inicio de 2012,
por falta de recursos financeiros e pelo município não dispor de fonoaudiólogo
no centro de reabilitação, sendo assim, ouve uma quebra no tratamento do
educando.
Ø Aspectos relacionados ao
acompanhamento familiar
A criança não tem apresentado um ótimo acompanhamento, devido o descaso de seus
pais, ficou muito tempo sem vir à escola e ao acompanhamento, porque seu
remédio tinha acabado e seus pais demoraram a procurar o especialista para que
o mesmo fosse submetido a novos exames e ser receitado. Sendo assim, ouve uma
quebra no desenvolvimento da criança. A
família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a serem seguidas no
próximo ano
As dificuldades
apresentadas por xxxxx são notórias. Acredita-se que ao freqüentar a sala de
aula regular e o atendimento educacional especializado assiduamente, e
periodicamente acompanhamento com a equipe multidisciplinar e de seus pais,
exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades
específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços na conquista de
sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e
específicas contribuirão no processo de desenvolvimento de habilidades do
aluno, contexto este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos na sala
regular como:
Ø
Trabalhar
as competências e habilidades que o educando possui;
Ø Manter uma
rotina diária de trabalhos;
Ø As atividades
devem ser explicadas de forma lenta e tranqüila, repetindo quantas vezes forem
necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande
importância no desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com
deficiência intelectual;
Ø É importante
utilizar o interesse que o educando apresenta por determinados assuntos, temas
e formas de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e
planejando adequadamente os desafios propostos aos alunos;
Ø Observar como o
educando reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
Estar atento auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de Trabalho em
duplas ou grupos em sala de aula;
Ø Cantinhos, (onde
o educando poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria
sala de aula regular, como leitura, escrita, jogos, recorte, pintura, desenho,
etc.);
Ø Propor trabalhos
e atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas:
sociais, de comunicação, cuidados pessoais, autonomia;
Ø Trabalhar
partindo do concreto, visando operar com conceitos, abstrações, hipóteses,
generalizações, propiciando atividades organizadas para desafiar o pensamento
do educando;
Ø Utilizar
diferentes recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, jogos,
etc.
Ø Em atividades de
matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos,
calculadoras, dados, jogos, etc.;
Ø Dramatizações
com músicas, teatros e leituras;
Ø Adotar
procedimentos pedagógicos visando à descoberta do educando nas situações
problemas;
Ø O educando deve
saber quando respondeu corretamente. Se a resposta estiver incorreta deve-se
dizer a criança, mas faça com que esteja próxima a resposta correta;
Ø Trabalhar
juntamente com o educando a auto-correção de suas atividades;
Ø Proporcionar
maior espaço de tempo entre as repetições de temas, a acumular experiências num
curto espaço de tempo; Cartazes: calendário, presença, rotina, aniversário,
alfabeto, números, etc.;
Ø
Trabalho
de campo, pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o
conhecimento e novas ações.
O educando
participará do programa Mais Educação na modalidade de judô, com o objetivo de
trabalhar a autoconfiança, defesa, disciplina e que ele possa interagir com
seus pares.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA
ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
RELATÓRIO DESCRITIVO 2011
Nome do aluno:
Data de Nascimento: 13/03/03
Série: 3º ANO
Área de deficiência: AUTISTA
Ø Aspecto sócio-emocional
É uma criança alegre, prestativa
e carinhosa, gosta de estar na presença de seus colegas de classe
e da professora. Demonstra interesse em ajudar os mesmos a realizarem as
tarefas de sala de aula e no acompanhamento na sala de recurso multifuncional.
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias de convívio social; além de
ter relação com a questão do interesse de regular o comportamento, as
interrelações em sala de aula oportunizam “trocas” que resultam em
aprendizagens significativas para o educando.
Nos momentos de realização
das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e
participava mediante a intervenção da
professora.
A
criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza
expressões de cortesia.
Ø Aspectos psicomotores
As funções motoras fina, motora grossa estão bem
evoluídas, não apresenta dificuldade na marchar, consegue equilibrar-se, tem
postura adequada, pula corda. Faz uso da mão direita e segura o lápis
corretamente. Na atividade de recorte e colagem; recorta corretamente o contorno
solicitado. Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras. Na coordenação olho-mão realizou
com agilidade, consegue arremessar e jogar a bola, sente dificuldade nas
atividades que envolvem noções de lateralidade e orientação espaço-temporal,
etc.
Esquema
corporal: observamos que ainda não possui condições de equilíbrio motor e
capacidade de aplicar conceitos espaciais e de lateralidade em seu próprio
corpo, se reconhece em frente ao espelho e é capaz de identificar as partes de
seu corpo e de reproduzir estruturas rítmicas. Coordenação - grafo - manual:
detectamos que o educando possui a qualidade dos traçados realizados com
instrumentos grossos e finos e faz representação gráfica esquemática ou
reconhecível.
Ø Aspecto cognitivo
(aprendizagem)
Encontrasse no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do
alfabeto e faz a associação da letra à figura. Possui limite na pintura e
recorta com autonomia. Faz movimento de
pinça e pareamento das cores primarias e secundarias seguindo comando do
avaliador e as reconhece. Identifica as formas geométricas, identifica os
números em sua sequência e desordenados de 1 a 10. Relaciona quantidades ao
numeral, não identifica os dias da semana, não tem noção de tempo e espaço.
Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição.
Na expressão oral, a
criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, não consegue
organizar informações para expor com
coerência.
Ø Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
Foi sugerido à família que
trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento de
atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o
diálogo, orientando e trabalhando limites e Orientamos os pais do educando a
procurarem o Centro Raimundo Nonato para que o mesmo pudesse ser atendido pela
equipe multidisciplinar que o centro dispõe, para ajudá-lo no desenvolvimento
de suas competências e habilidades. Na sala de aula a professora sempre procurou
trabalhar através de conversas sobre a importância do cumprimento das regras e
limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. A criança
tem apresentado melhoras em obedecer às regras estabelecidas na
escola.
Ø Aspectos relacionados ao
acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um excelente
acompanhamento. Seu relacionamento com a família é ótimo, seus pais
tem muito carinho e afeto pelo mesmo; procuram estudar sobre a síndrome e a
buscar recursos e atendimento que possam melhorar a desenvolvimento de xxxxxx.
A família e escola devem
caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a serem seguidas no
próximo ano
As dificuldades
apresentadas por xxxxx são notórias. Acredita-se que ao continuar freqüentando
a sala de aula regular, o atendimento educacional especializado e o
acompanhamento no Centro Raimundo Nonato, exista a oportunidade de um
atendimento mais focado nas dificuldades específicas do mesmo, contribuindo
assim para os avanços na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O
trabalho com atividades diferenciadas e específicas contribuirão no processo de
desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este difícil de ser
trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA
ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
RELATÓRIO DESCRITIVO 2011
Nome do aluno:
Data de Nascimento: 13/06/2004
Série: 1º ANO
Área de deficiência: Não tem laudo médico
Ø Aspecto sócio-emocional
Em relação à socialização com seus pares
a educanda consegue manter uma boa relação; demonstra gostar da escola, dos
seus colegas e professora, xxxxx é uma criança tímida e retraída, porém, seus
colegas e demais funcionários da escola têm uma boa relação com a mesma. Em se
tratando do comportamento, prefere na maioria das vezes ficar sozinha, apenas
observando. Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e
carinhosa, No
intervalo fica calada, apenas observando seus pares. Quando está no
acompanhamento, é comunicativa e gosta de cantar. Gosta de estar na companhia
deles, porém, não brinca com os mesmos, preferindo só observá-los.
Nos momentos de realização
das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e
participava mediante a intervenção da professora. Apresentou um bom
relacionamento com os colegas e professores. A criança manifesta bons
hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades
com os materiais utilizados no atendimento e se concentrar durante as
explicações das atividades propostas.
Ø Aspectos psicomotores
Apresenta equilíbrio corporal
acompanhando com segurança e agilidade os movimentos sugeridos nos jogos.
Participa ativamente das brincadeiras propostas. Foi possível
verificar que em relação à coordenação motora global, a mesma faz movimentos de
arremessar e captar objetos; ainda não consegue pular corda, não tem noção de lateralidade (direita e esquerda, encima e
embaixo, frente, traz, dentro, fora, em pé, sentado, agachado); orientação
espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo, ensolarado, nublado,
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc. Na motricidade fina,
faz uso da mão direita, segue com dificuldade os traçados e recorta também com
dificuldade, devido à mesma ainda não ter desenvolvido força e apreensão;
consegue realizar a atividade de encaixe e pareamento, faz movimento de rosca e
de pinça com autonomia. Ainda
não apresenta equilíbrio corporal acompanhando com insegurança e os movimentos
sugeridos nos jogos. Participa ativamente das brincadeiras propostas.
Ø Aspecto cognitivo
(aprendizagem)
A aluna
apresenta lentidão para realizar as tarefas, dispersasse com facilidade
necessitando da ajuda da professora para concluir as mesmas que envolvem a
escrita e pintura. Identifica as letras (a, e, o, u, f, m e b), e os números
(1, 2, 3, 4 e 5), encontrasse no nível pré - silábico. Em relação à atividade
no computador (softwares) a aluna realiza com entusiasmo e no tempo estipulado;
necessitando apenas de minha ajuda para movimentar junto com ela o mouse ao
local solicitado. No intervalo fica calada, apenas observando seus pares.
Quando está no acompanhamento, é comunicativa e gosta de cantar.
Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da
professora, mas não consegue organizar informações com coerência para expor.
Ø Trabalho realizado pela escola
referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as
dificuldades acima descritas e orientamos que buscasse atendimento com outros
especialistas; uma equipe multidisciplinar, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta,
psicopedagogo e nutricionista, pois a mesma quase não se alimenta, não gosta de
merendar na escola. Essas orientações irão contribuir para desenvolvimento de suas
competências e habilidade, melhorando assim o processo ensino
aprendizagem. Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da
autonomia com a criança através do desenvolvimento de atividades que a propicie
em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e
trabalhando limites.
Em relação à dicção a criança
ainda não iniciou o tratamento no ano de 2011, por falta de recursos
financeiros e pelo município não dispor de fonoaudiólogo no centro de
reabilitação, sendo assim, ouve uma quebra no tratamento. Segundo o relato da
mãe a criança não se encontrava em um nível avançado, pois necessita de varias sessões
fonoterápicas. Sugerimos também que a
mãe procurasse a Rede SARAH, verificando a possibilidade de atendimento a
criança.
Ø Aspectos relacionados ao
acompanhamento familiar
A criança tem apresentado um ótimo acompanhamento.
A família e escola devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a serem seguidas no
próximo ano
As dificuldades
apresentadas por xxxx são notórias. Acredita-se que ao freqüentar a sala de
aula regular, o atendimento educacional especializado, o acompanhamento na Rede
SARAH e no Centro de Reabilitação, exista a oportunidade de um atendimento mais
focado nas dificuldades específicas da mesma, contribuindo assim para os
avanços na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com
atividades diferenciadas e específicas nas seguintes áreas:
Linguagem Oral:
- Método Fônico: Sons das letras e
palavras;
- Aliterações;
-Utilizar cantigas e músicas infantis;
-Proporcionar a interação e comunicação,
através de fantoches;
Percepção
- Proporcionar a brincadeira de esconde-esconde, com o intuito de procurar localizar de onde vem determinado som.
- Proporcionar o manuseio de instrumentos musicais, discriminando-os através de seus sons,
- Identificar ruídos de animais conhecidos, fazendo o pareamento entre a imagem, o som e a palavra (verificar material);
- Diferenciar animais domésticos e silvestres
- Diferenciar sabores e para que servem no cotidiano. (sal, café, açúcar, leite, etc..)
- Diferenciar comestível de não comestível
- Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
- Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
- Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
- Montar quebra cabeça-simples,
- Exploração do ambiente escolar através dos sentidos, utilizando a linguagem oral e gestual como sensores.
Psicomotricidade
Exercícios
de Coordenação Dinâmica Global
- Trabalhar a expressão corporal;
- Produção de movimentos, danças;
- Atividades rítmicas;
- Proporcionar brincadeiras de pula- corda, corrida de saco e cabo de guerra;
- Exercitar tensão e relaxamento no corpo (amolecer, murchar, endurecer, etc.)
Exercícios
de Orientação Temporal
- Ouvir histórias, ou músicas que contenham histórias, e depois contar a seqüência dos fatos.
- Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim.
- Observar animais (Caracol, largatixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais velozes e os mais lentos.
- Mover carrinhos rapidamente e lentamente, seguindo instruções do professor;
- Saber localizar os dias da semana, através do calendário e quadro de rotina.
Exercícios
de Coordenação óculo- motora
Recortar
com tesoura
- Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.
- Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.
- Recortar tiras de papel largas e compridas.
- Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.
Colar
- Colar recortes em folha de papel, livremente.
- Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.
- Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.
- Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.
·
Colar
recortes sobre apenas uma linha diagonal.
Modelar
Modelar
·
Modelar
com massa e argila: formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como
tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura),
quadrangulares (como tijolo), etc.
Perfurar
Perfurar
- Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.
- Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.
·
Perfurar
o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas
perfurando.
Bordar
Bordar
- Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.
- De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme.
- Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis.
- Alinhavar em cartões de cartolina.
- Pregar botões.
Pintar
- Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
-
Exercícios Grafomotores
- Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com pincel, na cartolina. Seguir a orientação da esquerda para a direita.
- Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados.
Passar giz sobre o traço feito pelo
educador. Fazer outros traços iguais ao lado.
Atividades da Vida Diária
- Saber distinguir diferentes tipos de alimentos através de figuras: gelados (sorvete), naturais (frutas), cozidas (legumes), fritos (ovo) etc...
- Noção de família (membros, história familiar, significado de uniões (casamento), formas de lazer com a família)
- Trabalhar localização na escola através de placas, contendo as palavras.
- Aprender a usar botões, fechos, velcro, ganchos, colchetes e amarrar cadarços.
- Ter noção do uso do dinheiro.
- Noções de higiene (desenvolver pequenas atividades, tais como: lavar as mãos antes do lanche, após o uso do banheiro, escovar os dentes após o lanche, pentear os cabelos, etc..
Cognitivo – Verbal
·
Contar
o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos
elementos.
·
Contar a história de seus próprios desenhos.
·
Brincar
de "o que é o que é"? A professora diz: "É redonda, serve para
jogar e para chutar". A resposta é: "Uma bola".
·
Imitar
algo, somente com gestos, para a criança adivinhar o que é, e se for preciso,
usar sons.
·
Fazer
pareamento de singular e plural com imagens.
·
Fazer
pareamento de aumentativo e diminutivo com imagens
Matemática
·
Observar
uma coleção de objetos pequenos misturados: pedrinhas, botões, grãos de milho,
peteca, clipes, etc. Separar esses objetos pela classe a que pertencem:
conjunto de pedras, de botões, de clipes.
·
Seriar
objetos de acordo com o tamanho (do menor para o maior), com a cor (da mais
clara à mais escura), com a espessura ( do mais fino para o mais grosso),
conservando a mesma categoria.
·
Distribuir
o mesmo número de objetos, observando que a quantidade não se altera quando
modificamos sua posição.
·
Cortar
frutas ao meio para dividi-las com um colega ou com a professora (dois pedaços:
um para cada um).
·
Jogos
(contribuem para desenvolvimento de noções matemáticas): pega- varetas,
memória, dominó, etc..
·
Exercícios
com blocos lógicos de vários tamanhos, espessura, cor, forma.
Estas atividades
contribuirão no processo de desenvolvimento das habilidades da aluna, contexto
este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.
Perfeito. Os modelos foram muito úteis para o meu trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirFaz ter uma noção de um trabalho realizado em articulação com todos os envolvidos no processo,mesmo sabendo que e muita responsabilidade.
ResponderExcluirE se torna complicado em uma sala comum.
EXCELENTE SEUS RELATORIOS ME AJUDOU MUITO
ResponderExcluirOs relatórios são bem desenvolvidos e esclarecedores.Obrigada por partilhar conosco.
ResponderExcluirOs relatórios são excelentes e me ajudaram muito. Obrigada.
ResponderExcluirmuito boa as informações, me ajudaram.
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