domingo, 29 de abril de 2012

Projeto Família Inclusiva 2011: "A Família Inclusiva"


PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA     
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. ESCOLA MUNICIPAL MARIA ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL - SRM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE




                                  A FAMÍLIA INCLUSIVA     
























SANTANA-AP
2011









A FAMÍLIA INCLUSIVA

Esperamos com este projeto que todos (Escola e Família) entendam que a inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós; que possamos acolher todas as pessoas, sem exceção. É para o aluno com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Mas para a escola inclusiva é estar com, é interagir com o outro.




                                                    









SANTANA-AP
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................04
2. OBJETIVOS..............................................................................................................05
2.1 OBJETIVO GERAL ..............................................................................................05
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ................................................................................05
3. METAS.......................................................................................................................05
4. JUSTIFICATIVA......................................................................................................06
4.1HIPÓTESE................................................................................................................06
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................07
6. METODOLOGIA......................................................................................................08
7. CRONOGRAMA.......................................................................................................09
8. AVALIAÇÃO.............................................................................................................10
9. REFERÊNCIAS.........................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO
A iniciativa da proposta deste projeto está embasada segundo a nota técnica SEESP/GAB/Nº 11/2010 do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial e Esplanada dos Ministérios, que se trata das Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares. A educação inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a efetivação do direito de todos à educação, transformando as estruturas educacionais que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e a organização de espaços segregados para alunos público alvo da educação especial.
A Escola Municipal Maria Ilnah de Souza Almeida preocupada com a inclusão, enquanto instituição espera que a criança com Necessidade Educacional Especial tenha a oportunidade de ter o contato com o diferente, de aprender a lidar com as dificuldades do mundo e a diminuir os preconceitos, os outros alunos poderão aprender a lidar com as diferenças desde a infância, desenvolvendo solidariedade sem cair em sentimentos desnecessários de pena e estranhamento. Pensando assim, vemos que os benefícios do projeto Família Inclusiva é para todo o público envolvido no processo ensino aprendizagem. Mas, para isso, a escola deverá ser devidamente estruturada ou a exclusão pode ser ainda mais cruel. Do porteiro ao diretor, todos na escola devem estar devidamente preparados para o público com Necessidade Educacional Especial. Inclusive os pais dos outros alunos, que são os mais resistentes à educação inclusiva. De qualquer jeito, é necessário que a escola repense todo o seu projeto pedagógico para trabalhar com educação inclusiva. Não se faz educação inclusiva no improviso. Os gestores devem refletir acerca do novo paradigma da inclusão, pois, somente dessa forma, nossa escola estará preparada para mostrar a toda a comunidade escolar a importância da educação inclusiva para a comunidade.
A Escola Maria Ilnah tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os nossos alunos não passarem por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade. Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores da educação especial, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação; com o objetivo de tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos, sem distinção social, cultural, étnica, de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais. Porém, Para que isso aconteça, é necessário oferecer à família informações sobre a condição de seu filho e as potencialidades dessa criança, possibilitando o enfrentamento de situações problemáticas a serem vivenciadas e as alternativas ao seu desenvolvimento.





1.1 OBJETIVOS

1.1.1 OBJETIVO GERAL
v  Envolver a família no processo educativo, prestando-lhe apoio, orientação e cuidados nos atendimentos específicos; de modo a gerar ambiente adequado à criança com Necessidade Educacional Especial, em casa como no contexto onde está inserida, de maneira a desenvolver ao máximo as suas potencialidades;


1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v  Criar um espaço para que os pais troquem experiências e vivenciem o processo inclusivo;
v  Ajudar os pais que tem filhos com necessidades educacionais especiais a entender melhor as potencialidades e limitações de seus filhos;
v  Criar no ambiente familiar uma atmosfera de aceitação e apoio ao aluno com necessidade educacional especial;
v  Conscientizar os pais de sua importância para o fortalecimento das políticas de inclusão social e educacional;


3. METAS

v  Implantar a partir de 2011 a nova “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva”;
v Realizar cinco (05) palestras no 1º e 2º semestres sobre temas voltados a Educação Inclusiva;
v  Manter o índice de 100% no atendimento educacional especializado, a todos os alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na escola;
v  Assegurar em no mínimo 80% a integração Família- Escola- Comunidade;

v  Garantir em 100% o acompanhamento sistemático e avaliação das atividades desenvolvidas na escola, através dos relatórios de sala de aula pelas equipes docente e multidisciplinar;



4. JUSTIFICATIVA

A maioria dos projetos sobre educação inclusiva trata dos alunos com necessidades educacionais especiais ou de seus professores, considerando apenas esses dois sujeitos como participantes ativos da educação. Pouco se trata sobre a importância da família como estimuladora do processo inclusivo. A família é o primeiro grupo social ao qual o ser humano pertence. Ela desempenha papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo. Através da família a criança tem o primeiro contato com o mundo e é socializada. O presente projeto busca fortalecer a família e ajudá-la a superar suas frustrações, fazendo-a conhecer as potencialidades dos filhos com necessidades especiais. A partir daí, a família contribuirá ainda mais para a inclusão de seu filho, e se tornará participante das políticas de inclusão.
O projeto também tem a expectativa de trabalhar pela inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e de suas famílias na escola Mª Ilnah, passando da teoria da inclusão para a prática propriamente dita. Nossa expectativa é de ser sujeito ativo nesse relevante projeto que integra efetivamente aluno-família-escola.


4.1. HIPÓTESE

A inclusão social e educacional das pessoas com necessidades especiais está diretamente ligada às relações vivenciadas na família e à sua inclusão na vida familiar cotidiana. A profundidade dessa inclusão depende da disponibilidade da família em permitir ao filho participar de diferentes ambientes, apesar das barreiras físicas e sociais existentes. Assim, a pessoa com necessidades especiais poderá superar suas dificuldades e desempenhar seu papel na sociedade como qualquer ser humano, com possibilidades e limitações. A família fortalecida pode estimular as possibilidades do seu filho e promover uma política social de inclusão.
Diante disso, surgem as perguntas:
Ø   O que fazer para que a pessoa com necessidades especiais supere suas dificuldades e desempenhe seu papel na sociedade como qualquer ser humano, com possibilidades e limitações?
Ø  Como ajudar a família do PNEEs a estimular as possibilidades do seu filho e promover uma política social de inclusão?


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ninguém espera o nascimento de uma criança deficiente, e é comum que os pais vivenciem momentos de raiva, revolta de depressão. A crise pela qual a família passa quando constata que um filho é “especial” não é facilmente superada. Os pais passam por momentos de luto, pois perdem o filho idealizado e precisam reajustar as expectativas e planos em relação ao filho real.
Essa realidade pode ser desconcertante. Com tempo, a maioria das famílias consegue aceitar a situação e busca se reestruturar internamente. A sociedade não aceita o diferente, e o modo como ela enxerga a pessoa com necessidades especiais vai interferir no desempenho desse indivíduo. Se o olhar dos pais for voltado para a incapacidade, provavelmente ele será incapaz.
A família precisa receber atendimento profissional sobre as potencialidades e possibilidades de desenvolvimento desse filho especial. Isso fará os pais enxergarem esse filho com um novo olhar, além de sua diferença e os fará mais confiantes para lidar com a situação. O empenho e o carinho da família são os primeiros passos para incluir uma pessoa com necessidades educacionais especiais. Sem o apoio familiar não há auto-estima e os obstáculos poderão parecer intransponíveis.
O atendimento profissional evitará com que as atitudes preconceituosas da sociedade terminem em isolamento dos filhos especiais pelas famílias. Além disso, ajudará aos pais a agir sem superproteger os filhos, facilitando a autonomia e a independência que devem conquistar para desenvolver suas capacidades. A superproteção familiar exalta a condição especial do indivíduo, que educado dessa maneira terá ainda mais restringida às possibilidades de inserção na comunidade, ficando dependente fisicamente e emocionalmente da família. Com a realização do projeto; a escola vai poder ajudar a família há enfrentar cada dia seus medos, limitações e frustrações para que sejam sujeitos ativos na política de inclusão social e educacional de seus filhos.
A família é considerada o núcleo central de socialização. Lugar em que várias pessoas se encontram e convivem. Segundo Gameiro (1992:187), “a família é uma rede complexa de relações e emoções que não são passíveis de ser pensadas com os instrumentos criados para o estudo dos indivíduos (...). A simples descrição de uma família não serve para transmitir a riqueza e a complexidade relacional desta estrutura.” A família tem como funções primordiais o desenvolvimento e a proteção de seus membros. Por isso ela tem que desenvolver duas tarefas: “a criação de um sentimento que pertença ao grupo e individualização/autonomização dos seus elementos” (Relvas, 1996:17). As crianças com necessidades educacionais especiais tendem a adquirir maior autonomia nas famílias em que são encorajados a se desenvolver. Quando os pais optam por uma educação regular para o filho com necessidades especiais, surgem alguns problemas como “compartilhar o estigma de deficiente com o seu filho e poderem não se sentirem respeitados e aceitos pelos outros pais; ser confrontados com a dificuldade de ajustamento social do filho com deficiência”(Góngora, 1996).
Por esses motivos faz-se necessária a realização do projeto Família Inclusiva, a fim de ajudá-los a caminhar e de fazê-los ajudar seus filhos.


6. METODOLOGIA
           
Realizar a 1ª etapa do projeto Família Inclusiva com o tema: O imaginário da Inclusão, com a adaptação da Fábula “O Patinho Feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”, em parceria com o Programa Mais Educação; com o objetivo de enfatizar as diferenças existentes no espaço escolar, ressaltando a existência de modos individuais de aprendizagem e, assim, convidar os alunos e demais funcionários da escola a repensar nossa atuação profissional e prática educativa, fazendo-nos refletir acima de tudo, sobre qual a melhor forma de desenvolvermos uma educação que, ao mesmo tempo em que é para todos, deve ser para cada um. Esperamos que os alunos passem a vencer preconceitos e substituir sentimentos como medo, pena, raiva ou repulsa, por empatia, solidariedade e respeito.
Desenvolver o projeto Família Inclusiva através de palestras e História de Sucesso, para trabalhar junto às famílias com filhos com necessidades educacionais especiais matriculados na escola Mª Ilnah. Esse projeto visa proporcionar às famílias conhecimentos sobre as potencialidades e limitações de seus filhos, sobre leis e direitos das pessoas com necessidades especiais e ajudá-las a estimular melhor seus filhos. Através da família poderemos promover a inclusão. 


7. CRONOGRAMA

Os pais serão convidados a participar das palestras a partir do início do 2º semestre. Assim, eles poderão conhecer a instituição onde o filho estuda e a manter contato com outros pais na mesma situação. Os temas a serem tratados serão:
1.      Conceitos de deficiência e a Inclusão
2.      Direito à educação
3.      Garantias legais para pessoas com deficiência e Bullyng
4.      A família inclusiva
5.      Compartilhar as experiências

Data
PALESTRAS
Horário
Local
30/04/11
Realização da 1ª etapa do projeto Família Inclusiva com o tema: O imaginário da Inclusão, com a adaptação da Fábula “O Patinho Feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”.




08h às 12h




Pátio da Escola Mª Ilnah


20/08/2011
ü Inclusão e o Direito à Educação dos Educandos com Necessidades Educacionais Especiais; (Psicóloga Elizabeth Guedes);



08h às 12h



Pátio da Escola Mª Ilnah
ü Bullyng e suas implicações nos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais; (Fonoaudiólogo Jonathan Levi);




8. AVALIAÇÃO:
            A avaliação será feita através da produção e exposição de cartazes confeccionados pelos alunos a respeito do tema abordado pelo palestrante, depoimentos das famílias e história de superação.





















9. REFERÊNCIAS

CHALITA, Gabriel. A Educação está no afeto. São Paulo. Editora Gente, 2001.

GAMEIRO, J. Voando sobre a psiquiatria. Análise epistemológica da psiquiatria contemporânea. Porto: Edições Afrontamento, 1992.

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

GÓNGORA, J. Famílias com Personas Discapacitadas: Caracetrísticas y Fórmulas de Intervención. Barcelona. Ed. Paidós, 1996.

KIRK, S. & GALLANGHER, J. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 2000

RELVAS, A. O ciclo vital da família, perspectiva sistêmica. Porto: Edições afrontamento, 1996.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

EDLER, Carvalho Rosita. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ALVES, Denise de Oliveira. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006.
NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010 - Orientações para a institucionalização da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, implantadas nas escolas regulares.
 











 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL - SRM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE



REALIZAÇÃO DA 1ª ETAPA DO PROJETO FAMÍLIA INCLUSIVA - 2011

No dia 30 de abril de 2011 realizamos a 1ª etapa do projeto Família Inclusiva com o tema: O imaginário da Inclusão, com a adaptação da Fábula “O Patinho Feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”, em parceria com o Programa Mais Educação; com o objetivo de enfatizar as diferenças existentes no espaço escolar, ressaltando a existência de modos individuais de aprendizagem e, assim, convidar os alunos e demais funcionários da escola a repensar nossa atuação profissional e prática educativa, fazendo-nos refletir acima de tudo, sobre qual a melhor forma de desenvolvermos uma educação que, ao mesmo tempo em que é para todos, deve ser para cada um. Esperamos que os alunos passem a vencer preconceitos e substituir sentimentos como medo, pena, raiva ou repulsa, por empatia, solidariedade e respeito.

O imaginário da inclusão
Adaptação da Fábula O patinho Feio
Apresentação da peça “As aventuras do patinho feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”.
APRESENTAÇÃO:
Monitora do Mais Educação:
Bom dia! Nós iremos apresentar a peça teatral “As aventuras do patinho feio em: somos todos iguais” que tem como tema: A inclusão Social, na qual mostraremos que diferença não é pobreza, diferença é riqueza.
 (música de fundo)...
Narrador:
Era uma vez uma jovem pata que, orgulhosa, chocava sua primeira ninhada. Passado algum tempo, os ovos começaram a se quebrar. De todos nasceram lindos patinhos. Porém, restava apenas um ovo, e a mamãe continuou a chocá-lo com muito carinho. Quando este finalmente se partiu, saiu dele um patinho cinzento, feio e desengonçado. A mamãe pata achou estranho, mas amou-o da mesma forma que seus irmãos. No dia seguinte, Dona pata chamou:
Dona pata: - Venham, vamos passear pela fazenda.
Narrador: E lá seguiu ela toda orgulhosa.
Narrador: Passaram por Totó, o cachorro da fazenda, que foi logo dizendo:
Cachorro: --- Que lindos patinhos, pena que este último seja tão desengonçado.
Narrador: Todos os animais da fazenda zombavam do patinho, e o apelidaram de patinho feio. A mamãe pata achou que poderia ter algo errado com o patinho e resolveu levá-los para nadarem no lago. O patinho feio nadou tão bem quanto seus irmãos, e a mamãe pata ficou aliviada.
Dona pata: Ele é diferente, mas é meu filho e também o amo.
Narrador: Quanto mais o tempo passava, mas diferente o patinho ficava. Os animais da fazenda o maltratavam. Os seus irmãos o evitavam nas brincadeiras.
Irmãos: Não queremos brincar com você, você é diferente de nós.
Patinho: Ninguém gosta de mim, o que tenho de errado?
Narrador: Muito magoado com toda essa situação o patinho resolveu fugir. Foi caminhando sem rumo pela floresta, e encontrou alguns patos selvagens, mas eles também zombaram dele:
Patos selvagens: Olhem lá gente, que patinho feio!
Narrador: Muito triste, percebeu que ali também não podia morar, e seguiu o caminho. Para piorar, começou o inverno. (soltar algodão pinicado para simbolizar em um monte de lenha no quintal).
Patinho: Oba! Finalmente achei um lugar para ficar.
Narrador: No dia seguinte, foi encontrado pela dona da casa:
Dona da casa: Pobrezinho, você deve estar com muito frio. Venha comigo, irei aquecê-lo. Ela o levou para dentro de casa, e o patinho achou que havia encontrado um lar. Infelizmente o gato de estimação daquela casa era muito malvado e logo tratou de mandar o patinho embora.
Gato: Vá embora, aqui não tem lugar para você.
Patinho: Porque não posso ficar? Poderei ser seu amigo.
Gato: Não quero um amigo feio igual a você. Aqui só tem lugar para mim.
Narrador: Ele continuou sue caminho. A primavera chegou, (soltar folhas secas) o patinho resolveu procurar um lago para nadar. Encontrou um que estava cheio de lindos cisnes, e pensou:
Patinho: Como gostaria de ser lindo assim!
Cisnes: Venha nadar conosco, amigo!
Narrador: Convidou um dos cisnes. Nisso, o patinho entrou na água e viu o seu reflexo espelhado nela.
Patinho: Noooossa! Este sou eu mesmo?
Narrador: O patinho, que antes era tão feio, havia se transformado em um lindo cisne. E de agora em diante, teria uma família e amigos de verdade. Patinho: Ah, como é bom saber que não estou sozinho, sou uma parte de uma imensa vida!
FINAL:
 (todos os personagens se abraçam formando um círculo).
Moral da história (criança falando):

“Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza”.

















REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL

 

 

 
 

 















AGENDA: Projeto: A Família Inclusiva: Inclusão: a diferença do olhar       “ser normal é respeitar as diferenças.”

Data
Horário
Local
20/08/2011
08h às 12h
Pátio da Escola Maria Ilnah

PROGRAMAÇÃO


DIA: 20/08/2011 - Manhã

08h às 08h15min - ABERTURA
ü  Acolhimento:
ü  Responsável: Eliana e Francisca
ü  Apresentação: Hino de Santana

08h30min às 08h50min
ü  Composição da Mesa:
·         Diretora: Claudia Regina
·         Representante da Secretaria Municipal de Educação: Felipe
·         Diretora do Departamento de Apoio Interprofissional ao Educando: Lucivane Sales
·         Pedagogo: Lúcia Mª Araújo
·         Psicóloga: Elizabeth Guedes
·         Fonoaudiólogo: Jonathan Levi
·         Professoras do AEE: Eliana e Francisca Lopes


Sorteio de Brindes

08h50min às 08h55 min – Dinâmica do Abraço Inclusivo
09h – “Vídeo: Criança Vê, Criança Faz”
09h10min10h40min - Palestras
ü Inclusão e o Direito à Educação dos Educandos com Necessidades Educacionais Especiais; (Psicóloga Elizabeth Guedes);
ü Bullyng e suas implicações nos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais; (Fonoaudiólogo Jonathan Levi);

Sorteio de Brindes

10h 40 min às 10h55min – INTERVALO 
10h55min às 11h35min – Tira Dúvidas
11h40min às 12h – Apresentação do Grupo “AGITA SANTANA”  
         Coral: Tua Família / 4º ANO





 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.M.E.B. MARIA ILNAH DE SOUZA ALMEIDA
SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL - SRM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

REALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA DO PROJETO FAMÍLIA INCLUSIVA – 2011

No dia 20 de Agosto de 2011, as professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE, Eliana Alves e Mª Francisca Lopes, desenvolveram em conjunto com a comunidade escolar a 2ª etapa do Projeto Família Inclusiva: Inclusão a Diferença do Olhar/ “Ser Normal é Respeitar as Diferenças”. Esperasse com este projeto que todos (escola e família) entendam que a inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós; que possamos acolher todas as pessoas sem exceção. É para o aluno com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Mas para a escola inclusiva é estar com, é interagir com o outro. Nosso objetivo é Desenvolver uma educação que, ao mesmo tempo em que é para todos, deve ser para cada um; Esperamos que os alunos passem a vencer preconceitos e substituir sentimentos como medo, pena, raiva ou repulsa, por empatia, solidariedade e respeito.

FOTOS REALIZAÇÃO DO PROJETO
Exposição de cartazes confeccionados pelos alunos a respeito do tema abordado.
 
                                            
  
 
Mesa com os Brindes para Sorteio      Equipe de organização do Evento
 
Pais e Alunos no Pátio da escola
 
Composição da Mesa
 
Dinâmica: Abraço Inclusivo                                  Palestra: Inclusão
 
Palestra: Bullyng e suas Implicações
 
Tira Dúvidas
 
Sorteio de Brindes                             Coral: Música/Tua Família
 
Coral: Música/Tua Família             Grupo Agita Santana: dança do Carimbo
Ensaio da peça teatral O imaginário da inclusão com a Adaptação da Fábula O patinho Feio
 “As aventuras do patinho feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”.
para apresentação da comemoração do dia da pessoa com deficiência

 

 

Apresentação da peça teatral O imaginário da inclusão com a Adaptação da Fábula O patinho Feio
 “As aventuras do patinho feio em: Todos Juntos Aprendendo com as Diferenças”.
Para o dia da pessoa com deficiência realizado dia 02 de Setembro de 2011 na Escola Estadual Augusto Antunes.

 

 

 

 



 

 




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